Thursday 29 October 2009

Uma vida, uma viagem

A vida é uma viagem de comboio. Com paragens, estações principais e pequenos apeadeiros.
Pessoas que saem, que entram, que ficam, que nos deixam bagagem, malas, malinhas e malões de uma história que é nossa e que ficará para sempre connosco. Nem sempre nos apercebemos disso, mas é esta bagagem deixada por aqueles que saem e entram que nos leva ao céu e tocar nas estrelas. Que nos leva até ao mais profundo dos buracos, até junto ao ponto onde o que é sólido vira fluido, e onde as lágrimas correm de par em par e não cessam. E a viagem prossegue. Prossegue e eis que pára o comboio num pequeno apeadeiro. Um sem importância hoje. E amanha? Será assim tão indiferente o passageiro que nele entrou? Às vezes, o mais insignificante dos indíviduos revela-se o mais valoroso, o mais sensato e mais honesto de todos. Aquele que apenas trás na mala a sua sabedoria e que nos arranca sem mais nem menos de um desespero profundo que é a nossa própria solidão. Muitos deles entram na estação principal, são estrelas que brilham em todo o seu esplendor. Será que no fim da linha ficam? Ou prosseguem a minha viagem? Outros são como o passageiro do pequeno apeadeiro.
Aquele passageiro que, no começo, parecia um vulto. Um ser sem alma ou pequena luz ao qual ninguém dava atenção. Mas eis que se revela. Revela-se e mostra o seu valor.
Esta lição foi-me ensinada por um passageiro que viaja deste sempre neste comboio. Alguém que ficará eternamente dentro dele. Alguém que faz parte dele e que nunca pode ser esquecido.
Aquele cuja bagagem me fez, sempre, ver tudo com mais clareza. Aquele que nunca me escondeu nada, nem mesmo a mais cruel das dores e muito menos a mais bela das alegrias. Aquele que, se pudesse, sentia todas as minhas mágoas como se suas fossem.
Por tudo o que já fizeste por mim, por tudo aquilo que sei que farias se pudesses, por tudo o que irás fazer sempre.
A ti, meu passageiro de sempre...
Setinha @ Turning another page

2 comments:

  1. :) faz-me lembrar parte de um texto que escrevi a pouco tempo. Gostei bastante :)

    ReplyDelete
  2. Claro, nem precisava que me dixexes nada ;)
    Os comboios andam a inspirar muito os meus ultimos textos, vá se lá saber porquê xD


    PS: quando responderes aos comments responde aqui mesmo que eu sou notificado quando o fizeres. Se não fica um bucado off-topic lá do meu ladu ;)

    ReplyDelete