Friday 14 August 2009

À procura das razões que governam o coração

Quando a fantasia toca as raias da realidade, um novo mundo nasce, onde tudo é possível.

Zack Riley (Aaron Eckhart) exerce psiquiatria na mesma instituição onde o pai, T.L.Pierson, célebre autor de livros infantis, esteve internado alguns anos. Famoso pelo livro "Terra Mágica", que fez a delícia de milhares de crianças em todo o mundo, Pierson foi um pai perturbado que lutou desesperadamente para vencer os seus próprios demónios.
Por isso, Jack não guarda as melhores memórias desse tempo. E, quando celebra o 25º aniversário sobre a trágica morte do autor, Maggie Paige, uma jornalista para quem o livro foi um autêntico "santo graal" na sua infância, decide investigar a sua vida e obra, iniciando uma viagem ao passado, onde o presente e o futuro acabam por diluir-se...
Assinada por Joshua Michael Stern, esta película pode ser vista e analisada à luz de um conto infantil para adultos, que nos atira para uma terra mágica, que aparentemente "nunca existiu". Pelo menos é o que Zachary, o filho "abandonado", pensa ao ver-se subjugado por uma história real da qual anseia fugir, e ao mesmo tempo, desvendar.
Na sua companhia, os espectadores são levados a acreditar na fantasia dos contos de fadas e a aceitar que o "sonho comanda a vida", como o poeta sempre disse. Ao contrário do que qualquer um de nós possa imaginar, a terra mágica existiu e existe para alguns. Ainda que violando os limites do aceitável e da crítica, mal ou bem, certo ou errado, possível ou não, nela havia paz, cor, fadas e um rei...
Com Stern e o seu elenco constituído por Ian McKellen, Jessica Lange, Aaron Eckhart, Brittany Murphy, Nick Nolte e Alan Cumming, entre outros, o sonho é a verdadeira magia da vida, e, quando alguém soonha ou om leva a sério, ele transforma-se em realidade.(...)
Afinal, tudo existe porque, um dia, alguém sonhou....


Crónica ao filme "Terra Mágica", Isabel Vieira, TVGuia Nº1593 13/08/2009


Hoje, ia em viagem com a minha familia em direcção a Vila Nova de Milfontes e reparei neste artigo numa revista que ia dentro do carro. Achei-o, de todo, muito interessante, por isso, resolvi partilhá-lo aqui hoje com vocês. Um beijinho grande.


Setinha @ Milfontes

No comments:

Post a Comment